Leave a comment

Estudando para o IELTS

Escrito ao som de Bad Religion – Crisis Time

IELTS_logo.svg

Desde quando começou minhas pesquisas para um dia viajar para o exterior eu dizia que só comentaria que estaria indo, quando já estivesse chegado. Esse meu medo de não saber o dia de amanha, ser ultra pessimista e contar com um azar por grande parte da minha vida faz eu não querer contar “vitória” antes da hora, mas é difícil não ficar empolgado quando sonhos parecem tão perto.
Essa semana comecei a estudar para famigerado IELTS Academic, e para quem não sabe é uma prova para testar seus conhecimentos na linguagem e verificar se você consegue acompanhar as aul….ah, foda-se! É um teste pra saber se você é o pica grossa no inglês e não ficar como um mendigo de MMORPG em país alheio.

Brasileiros no exterior é quase como jogar MMORPG

Bom, dizer que eu ~estudo~ inglês desde 2010 seria uma bela mentira, mas eu terminei aqueles cursinhos, fazendo metade pela Skill e outra metade pela Entry da Cultura Inglesa. Se me ajudou? Olha, ajudou sim, mas 80% do que sei hoje (que já não é grandes coisas) veio de meu próprio esforço. Eu entrei neles já pulando algumas etapas e na minha opinião de merda da para aprender bem de boas sozinho. O curso da uma ajudada em alguns tópicos específicos que você demoraria mais tempo para pegar sozinho e se for tímido vai ajudar na conversação.

Marquei o meu IELTS para daqui a dois meses, confiante no meu nível de inglês, porém fiquei meio cagado vendo relatos de pessoas que se diziam estudadas a bem mais tempo e sofreram com a prova. Mas para quem pesquisou o mínimo sobre o IELTS, TOEFL ou qualquer outro desses testes de inglês sabe que o maior desafio é entender a prova e como ela funciona, por isso fazer diversos simulados é importante. E mesmo ouvindo pessoas que se preparam para tanto tempo eu estou confiante nos meus dois meses de preparação  que começaram essa semana.

Comecei pelo Listening, o que é estranho porque é onde tenho maior facilidade, ou assim acreditava, apesar de conseguir entender grande parte do que assisto em inglês, nos primeiros dias de estudo do IELTS eu percebi um belo bloqueio no spelling, a galera esta soletrando em uma velocidade muito mais rápida oa que os escravos chineses do meu cérebro conseguem processar cada letra e mandar para mim, acho que preciso comprar um novo cérebro no dealextreme. Pesquisando em um fórum consegui achar esse link http://www.englishoutlook.com/listening/spelling1.html# que estou usando para começar a estudar essa primeira dificuldade que apareceu.

 Descobri algumas outras dificuldades em outras partes do listening, pois se fosse simplesmente para completar a lacuna seria fácil, mas você precisa de um pequeno tempo para interpretar a frase e ver o que completa melhor a lacuna. Bom, não sei, talvez meu nível esteja realmente baixo, mas acredito que uma semana bem dedicada ao listening eu já consigo tirar a nota suficiente para entender que estão xingando minha mãe e não me oferendo comida.

Queria poder colocar mais dicas de estudo mas ainda estou no começo de minhas pesquisas, vou sofrer muito no reading e no writing porque escrevo pouquíssimo em inglês, tenho sérios problemas com sentenças no passado e não tenho segurança nenhuma para escrever por aí. Entretanto e todavia, sei que não é desculpa, mas estou me preparando vendo muitos vídeos como esse aí embaixo e logo em seguida fazendo alguns exercícios para testar as técnicas.

Quero pegar um dia ainda nesse feriado de carnaval para cronometrar o tempo e fazer um simulado com todos os…quesitos?(pegando a deixa do carnaval) Enfim, acho que escreverei aqui novamente para contar como foi, mas só volto quando passar porque as derrotas a gente não conta!

Leave a Reply

