1 Comment

Os 5 melhores filmes dos últimos anos (para mim)

her-still-two

Eu tenho um gigantesco receio de escrever sobre cinema, livros ou séries, pois tenho muito medo de ficar parecendo um metido-babaca-chato-analisador de tudo como o Pablo “Vidraça”. Apesar de saber que o cara manja muito, eu tenho mó medão de passar uma imagem arrogante como a dele, mas depois de assistir Mad Max, percebi que esse filme se junta a uma lista que tenho de melhores filmes contemporâneos que eu já vi. Ou seja, desde uns 5 ou 6 anos atrás quando comecei a ter uma visão diferente do cinema, e a entender um pouco mais sobre, eu nunca tinha vistos filmes que me causassem impacto no momento em que eles foram lançados.

O que quero dizer é que nenhum outro filme lançado nesse período, era tão foda quanto aqueles que ouvia falar e que assisti, como por exemplo Pulp Fiction, Fight Club, Titanic, etc. Bom, espero que tenha conseguido me expressar corretamente, e num esquema bem buzzfeed, aqui vai minha lista dos 5 melhores filmes desses últimos anos, com a quase certeza que vou acabar esquecendo algum.

1- Gravidade

gravity
Eu sempre juntei dinheiro desde que comecei a trabalhar para viajar, e ir ao cinema é uma regalia que me dou uma vez por mês pelo alto valor que isso custa para mim. Só que Gravidade é algo tão foda, mas tão foda e absurdo que eu precisei assistir de novo. Gravidade foi a experiência cinematográfica mais importante da minha vida, foi ali que eu entendi o potencial do que o cinema pode fazer com o ser humano, pois pela primeira vez ele mexeu com os meus sentimentos de uma forma como nenhum outro filme tinha conseguido. De tão grande que é a imersão passada pelo filme, eu fiquei com falta de ar e claustrofobia dentro do cinema mesmo sabendo que estava vendo uma obra de entretenimento! As filosofias por trás de cada acontecimento que você vai notando aos poucos, os detalhes de cada cena, o cuidado com o som ambiente e principalmente os efeitos especiais faz com que esse filme seja o melhor filme que já vi nesses últimos 5 anos.

2- Her

her-movie-joaquin-phoenix
Mais uma fotografia fantástica, mas nem preciso falar muito sobre o filme que mais me fez chorar, precisei pausar algumas vezes até as lágrimas secarem por completo e eu parar de soluçar, porém convenhamos que eu também não vi numa época muito boa de minha vida. Infelizmente não consegui ver no cinema, e acabei vendo mais de um ano depois de seu lançamento, o que faz me arrepender por não conhecer essa obra prima antes. Está aqui, numa posição acima dos demais, pelo seu significado que pode ter para cada pessoa, para cada coração que ele atinge, e de… não sei, só sinto aquela vontade de ver de novo mesmo com a certeza que vou chorar mais uma vez.

3- Mad Max

max

O melhor visual cinematográfico da história! Sim, dessa vez não é dos últimos anos, o design, a direção de arte, a fotografia e cada detalhe desse filme é algo que mesmo com o conhecimento baixíssimo, mas baixíssimo mesmo, eu posso afirmar que é o mais absurdo que alguém já pode fazer, cada máscara, cada roupa, cada poeira, cada detalhe, cada cor, cada parte que desenvolveram nesse universo de Mad Max é inacreditável. Os efeitos especiais sendo criados 90% sem CG faz uma diferença gritante, com certeza esse filme vai entrar para a lista dos quais eu paguei um ingresso para assistir de novo. Impossível você conseguir assimilar tudo que o visual desse filme proporciona de uma só vez. E óbvio que juntando tudo isso com um roteiro bom e personagens que são foda! É realmente difícil achar palavras para descrever! What a Day, What A lovely day!”

4-Wolf of Wall street

Sou tão suspeito para falar quanto aquela criança que nega ter comido o doce antes do jantar com a boca toda suja de chocolate, amo esse tipo de história e construção de personagem que lembra bastante Scarface, sem falar que o DiCaprio é um dos meus atores favoritos só atrás do Brad Pitt. Acho que além das atuações impecáveis, tanto do DiCaprio quanto da maravilhosa Margot Robbie, Martin Scorsese faz você não sentir que assistiu a quase 3h de filme, pois as cenas são insanas, o roteiro te deixa preso e tudo é sempre muito engraçado sem passar do ponto.

5- Interstellar

Uma cena de Interstellar monstrando minha reação assistindo Her

Uma cena de Interstellar mostrando minha reação assistindo Her

Descobri que o filme tem bastante problemas depois de ler e ouvir outras opiniões. Talvez não seja o melhor filme para ver em casa, e talvez também não seja um filme para qualquer público, porém a experiência de assistir Interstellar no cinema foi algo tão bom que também mostra o poder que esse meio de comunicação tem em mexer com a gente. Um visual lindo para assistir em IMAX, pena que não tinha dinheiro para tal, mas some o desenvolvimento dos planetas, os problemas de tempo e espaço, e a atuação de Matthew Mcconaughey, e isso faz as principais características para ser um dos melhores filmes que foram lançados recentemente, e um dos melhores de sci-fi que vi mesmo não conhecendo muito sobre!

Esses 5 filmes estão extremamente fixados na minha memória, tanto pela experiência de assisti-los e senti-los, quanto pelo momento em que fui ao cinema ou parei em casa parar ver cada um deles. Alguns outros como Django, Avatar e até Avangers poderiam estar aí, mas são esses que não consigo tirar da minha memória e evangelizar as pessoas que ainda não viu qualquer um deles.

Advertisements

One comment on “Os 5 melhores filmes dos últimos anos (para mim)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: